Parlamento Juvenil do MERCOSUL
Montevidéu/ Uruguai
Informativo para os Representantes Nacionais, Pais e/ou Responsáveis
1. Período
O evento no Uruguai ocorrerá no período de 16 a 18 de outubro de 2010 em Montevidéu.
2. Deslocamentos
Todos, estudantes, professores e acompanhantes do Ministério da Educação sairão do Brasil no dia 15 e retornarão no dia 19 de outubro.
Os vôos para o Uruguai sairão de dois estados: São Paulo e Rio Grande do Sul. Os estudantes receberão por e-mail seus bilhetes aéreos com os trechos de seu Estado até São Paulo ou Rio Grande do Sul, daí para Montevidéu e retorno de Montevidéu para São Paulo ou Rio Grande do Sul, e desses Estados para o estado de origem. Nos dois aeroportos haverá pessoas do Ministério da Educação para receber e acompanhá-los durante toda viagem e estadia no Uruguai.
O deslocamento da residência para o aeroporto de seu Estado será de responsabilidade do Estudante. Caso haja custo, será necessário apresentar a este Ministério o recibo para providências de reembolso.
3. Documentos necessários:
a) Identidade
Para entrada no Uruguai, os estudantes deverão portar documento de identidade original, com foto. É importante destacar que a carteira de identidade deve estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador.
b) Autorização de viagem para menores
Conforme o “Manual de viagem de menores brasileiros ao Exterior” da Policia Federal (anexo), os pais dos adolescentes menores de 18 anos deverão preencher o formulário de autorização de viagem internacional e submetê-lo à Vara da Infância e da Juventude do seu Estado para procedimentos de autenticação do documento.
Devem ser providenciadas, ao menos, três copias do documento, devendo permanecer uma copia com o estudante, uma com o professor que o acompanhará e outra com os pais do menor. O documento original ficará retido na Policia Federal do Aeroporto, no momento do Chekin Internacional.
Para maiores informações procure a Vara da Infância e da Juventude de seu Estado ou um Posto da Policia Federal localizado nos aeroportos Brasileiros.
As informações deste comunicado foram obtidas junto a Policia Federal, Vara da Infância e da Juventude e Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 83, 84 e 85.
c) Vacina
O Uruguai exige certificado de vacinação contra febre amarela. Esta vacina deve ser tomada com mínimo de 10 dias antes do embarque e somente serão aceitos os certificados internacionais de vacinação. Para aqueles que tomarem a vacina em postos de saúde de suas cidades, informamos que esta informação deverá ser transcrita para o certificado internacional com data e número do lote da vacina. Este processo somente é feito nos aeroportos, portos e fronteiras da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para mais informações consulte o sitewww.anvisa.gov.br.
4. Acompanhantes
Os Estudantes serão acompanhados por professores, sendo que cada professor será responsável por três estudantes. Mais próximo do dia da viagem, o professor entrará em contato com o estudante e seus familiares para se apresentar e tirar dúvidas.
Todo o grupo será acompanhado por servidores do Ministério da Educação e um profissional do Observatório Jovem.
5. Hospedagem e Alimentação
Hospedagem e alimentação ocorrerão por conta da Coordenação do Uruguai. No entanto, despesas com consumo individual ou serviço de quarto deverão ser custeadas pelo Estudante.
Os Estudantes serão agrupados por gênero em quartos duplos e triplos. A distribuição será feita pela Coordenação do Ministério da Educação Brasileiro, que fornecerá a listagem ao Uruguai.
A Coordenação do Uruguai indicou o Austral Hotel e o Lancaster Hotel para hospedagem das delegações. Segue abaixo o contato dos hoteis indicados. Lembrando que não há necessidade de reserva prévia para os adolescentes, pois este procedimento será feito pela organização do evento. Caso haja alteração, os pais e/ou responsáveis serão informados.
Austral Hotel
Hector Gutiérrez Ruiz, 1296 – Montevidéu
(598-2) 902.01.08
Lancaster Hotel
Plaza de Cagancha, 1334 – Montevidéu
(598-2) 902.10.54
6. Atividades e Programação
A programação prevista para os três dias está em fase de finalização e será enviada por e-mail mais próximo do evento.
7. Clima e Vestuário
A temperatura no Uruguai é baixa, tendo como previsão para esses dias a máxima de 15º e a mínima para 10º, além da probabilidade de chuva durante o período.
Para todas as atividades, será necessário o uso de roupas mais adequadas ao evento e ao clima. Exemplos:
Meninos: Calça Jeans sem enfeites e desfiados ou calça social, camisas sociais ou gola pólo. Devido as baixas temperaturas, sugerimos que levem jaquetas, casacos e blusas de frio, sapatos fechados são o ideal. Devem ser evitados moletons para uso durante as atividades. Não é necessário o uso de terno.
Meninas: Calça Jeans sem enfeites e desfiados ou calça social, camisas e blusas que não sejam muito decotadas nem curtas que mostrem a barriga são o ideal. Devido as baixas temperaturas, sugerimos que levem jaquetas, casacos e blusas de frio, sapatos fechados são o ideal.
8. Moeda
A moeda usada no Uruguai é o Peso Uruguaio, porém o Dólar também é bastante utilizado. Nos aeroportos, há lojas de câmbio em que é possível fazer a troca de Reais pelo Peso e/ou Dólar. Se houver necessidade, o professor responsável acompanhará o Estudante nesse processo.
Para consulta de cotação, poderá ser utilizada a página eletrônica do Banco Central – www.bcb.gov.br, podendo haver variação em relação ao dia e à taxa de administração cobrada pelas lojas.
9. Outros
Posteriormente será encaminhado um formulário que deverá ser preenchido com informações sobre as condições de saúde dos estudantes, além do formulário de cessão de direitos autorais para o uso da imagem dos adolescentes como fotos, vídeos e outros materiais de divulgação referentes ao evento. Esses formulários serão enviados à Coordenação do Evento no Uruguai.
Caso seja possível, recomendamos que os Estudantes levem um celular com acesso a ligações internacionais. O número do telefone deverá ser informado aos acompanhantes do Ministério da Educação.